O SecreOTARIO explicou para uma minoria que estava presente na sede da CÚt sobre o aumento das tarifas nos ônibus coletivos, tendo como base o raciocínio da avaliação entre pontualidade e qualidade dos serviços prestados em Porto Velho, e a forma como isto interfere nos valores das tarifas. O secreOTÁRIO também fez comparações sobre o transporte coletivo de Porto Velho com os das capitais de Manaus, Rio Branco, São Paulo e Curitiba. “Para a maioria dos usuários desses serviços o valor não é a principal preocupação e sim a pontualidade, a qualidade e depois o valor da tarifa. Isso se explica porque dentre outros, dois fatores são principais: o primeiro, que uma parte expressiva dos usuários utiliza o vale-transporte, cujo valor é pago pelos patrões em sua totalidade ou em sua maior parte; o segundo é que 32% dos usuários têm gratuidade, os estudantes são 21% dos passageiros e pagam meia passagem, os idosos correspondem a 6% e 5% dos portadores de necessidades especiais têm passe livre”, apontou.
Sobre a qualidade dos serviços prestados, “eu sempre achei e o prefeito ROUBerto Sobrinho também, que os serviços prestados para os usuários na capital não é boa e precisa melhorar. Mas este é o principal problema de toda grande cidade brasileira. Mas estamos buscando meios para mudar esta realidade”, disse.
Sobre a qualidade dos serviços prestados, “eu sempre achei e o prefeito ROUBerto Sobrinho também, que os serviços prestados para os usuários na capital não é boa e precisa melhorar. Mas este é o principal problema de toda grande cidade brasileira. Mas estamos buscando meios para mudar esta realidade”, disse.
Contrapartidas
O secretário destacou duas contrapartidas importantes no campo da tecnologia para melhorar o sistema, uma é a bilhetagem eletrônica e a outra é o GPS em 100% da frota. A bilhetagem, cujas informações passarão a ser repassadas diretamente das catracas/validadores dos ônibus para a Semtran, permitirá análise como horário de inicio do “balão”; quantidade e tipo do vale-transporte, estudante, etc, de passageiros por ônibus e linha; horários de embarque; dados sobre a integração, entre outras informações. A previsão de implantação é de 60 dias para estar em funcionamento.
A instalação do sistema GPS, que é o mesmo utilizado para localizar veículos roubados, estará concluída até o próximo mês de maio e contará com uma central de controle dentro da Semtran. Através desta tecnologia será possível saber em tempo real e a qualquer hora do dia ou da noite sobre a localização exata de cada ônibus da frota. Serão identificados se estão na garagem, no ponto final, fazendo o percurso da linha, se não parou em uma parada, se houve desvio de rota ou se não completou o “balão”.
Malha Viária
De acordo com os dados apresentados por Itamar, a malha viária atende hoje mais de 90% das linhas. E sobre as contrapartidas está previsto o aumento de 10% da frota até o final de 2011, todos os ônibus novos com acessibilidade para cadeirantes; trinta e três novos abrigos e a construção do Terminal Central na Rua Euclides da Cunha, que começará a construção assim que a prefeitura liberar o terreno. A prefeitura investirá este ano, em mais de cinqüenta novos abrigos e também a construção do Terminal do Hospital de Base. Ainda dentro das contrapartidas, o trânsito da Rua José Amador dos Reis, será transformado em mão-única, ampliação dos corredores exclusivos para ônibus e outras intervenções de engenharia de tráfego.
Desoneração
Itamar apresentou como é possível reduzir o valor da tarifa. “É preciso que haja parceria do governo do Estado, através de incentivos de impostos e custeio da gratuidade estudantil. No caso do Governo Federal, atualmente está em debate no Congresso Nacional, um Projeto de Lei sobre a desoneração do transporte coletivo, através de incentivos como a redução de imposto (IPI)”. Ele ainda apontou, como “o que define o valor de uma tarifa são duas questões principais: os custos de manutenção do sistema e quem paga estes custos. Em São Paulo, por exemplo, para manter a tarifa em “apenas” R$ 3,00 haverá em 2011, um subsidio de R$ 743 milhões; em Manaus o Estado isenta o ICMS do diesel e o IPVA para ônibus, aqui não temos nenhuma ajuda do governo de Rondônia para o transporte público municipal”, destacou.
O secretário destacou duas contrapartidas importantes no campo da tecnologia para melhorar o sistema, uma é a bilhetagem eletrônica e a outra é o GPS em 100% da frota. A bilhetagem, cujas informações passarão a ser repassadas diretamente das catracas/validadores dos ônibus para a Semtran, permitirá análise como horário de inicio do “balão”; quantidade e tipo do vale-transporte, estudante, etc, de passageiros por ônibus e linha; horários de embarque; dados sobre a integração, entre outras informações. A previsão de implantação é de 60 dias para estar em funcionamento.
A instalação do sistema GPS, que é o mesmo utilizado para localizar veículos roubados, estará concluída até o próximo mês de maio e contará com uma central de controle dentro da Semtran. Através desta tecnologia será possível saber em tempo real e a qualquer hora do dia ou da noite sobre a localização exata de cada ônibus da frota. Serão identificados se estão na garagem, no ponto final, fazendo o percurso da linha, se não parou em uma parada, se houve desvio de rota ou se não completou o “balão”.
Malha Viária
De acordo com os dados apresentados por Itamar, a malha viária atende hoje mais de 90% das linhas. E sobre as contrapartidas está previsto o aumento de 10% da frota até o final de 2011, todos os ônibus novos com acessibilidade para cadeirantes; trinta e três novos abrigos e a construção do Terminal Central na Rua Euclides da Cunha, que começará a construção assim que a prefeitura liberar o terreno. A prefeitura investirá este ano, em mais de cinqüenta novos abrigos e também a construção do Terminal do Hospital de Base. Ainda dentro das contrapartidas, o trânsito da Rua José Amador dos Reis, será transformado em mão-única, ampliação dos corredores exclusivos para ônibus e outras intervenções de engenharia de tráfego.
Desoneração
Itamar apresentou como é possível reduzir o valor da tarifa. “É preciso que haja parceria do governo do Estado, através de incentivos de impostos e custeio da gratuidade estudantil. No caso do Governo Federal, atualmente está em debate no Congresso Nacional, um Projeto de Lei sobre a desoneração do transporte coletivo, através de incentivos como a redução de imposto (IPI)”. Ele ainda apontou, como “o que define o valor de uma tarifa são duas questões principais: os custos de manutenção do sistema e quem paga estes custos. Em São Paulo, por exemplo, para manter a tarifa em “apenas” R$ 3,00 haverá em 2011, um subsidio de R$ 743 milhões; em Manaus o Estado isenta o ICMS do diesel e o IPVA para ônibus, aqui não temos nenhuma ajuda do governo de Rondônia para o transporte público municipal”, destacou.
CÁ ENTRE NÓS!
SE OS ESTUDANTES CORRESPONDEM A 21% DOS USUARIOS PORQUE NAO LEGALIZA LOGO O PASSE LIVRE E ACABAR COM ESSA POUCA VERGONHA
SE EM DOIS ANOS FOI A MESMA PROMESSA VOCÊ ACHA QUE ISSO VAI ACONTECER AGORA?
PARA QUE SERVE UM GPS EM ONIBUS?
SERÁ QUE UM FUNCIONARIO ENLOUQUECIDO VAI FUGIR COM UM ONIBUS CHEIO DE PASSAGEIROS?
SERÁ QUE ELES [PREFEITURA E EMPRESARIOS] ESTAO PREOCUPADOS SE O ONIBUS ESTA ATRASADO E NAO PODERÁ CHEGAR A TEMPO DO USUARIO DO TRANSPORTE IR PARA O SEU TRABALHO?
A ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTE ESTA [É] PRECÁRIA A 2 ANOS SERÁ QUE AGORA ELES VAO MELHORAR?
PERTO DA SUA CASA TEM UM ABRIGO DESCENTE QUE TE PROTEGE DO SOL E DA CHUVA E TEM AR-CONDICIONADO?
NUNCA TEVE UM PARCERIA ENTRE GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA, SERÁ QUE AGORA VA TER?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
DESCUPEM A EMPOLGAÇÃO MAS DA VONTADE DE RIR MESMO
PORQUE CHORAR JA NAO DA MAIS!
PENSE NISSO!
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